...

  • Sintomas
  • Medicação
  • Crises de mania
  • Crises de depressão
  • Episódios psicóticos
  • Hereditariedade e Genética (para mim muito importante....)

Já fiz buscas sobre estes tópicos e milhentas coisas mais.

Ora o que se passa é que não encontro site, blogue ou fórum que me esclareça as dúvidas e mais que olhe o lado do familiar de um doente destes!!!O site da ADEB está bom, bastante explícito sobre a doença mental, mas e a parte da família ??
Quer dizer, a família apoia porque tem que o fazer, a família aguenta as mil e uma crises de um doente mental, os internamentos, as fitas do doente, as tentativas de suicídio (umas verdadeiras outras falsas), e por aí......

Infelizmente vivemos num país em que o doente mental é desprezado, apesar de a depressão ser a "doença da moda", e de ter tendência a aumentar ao longo do tempo. E com o aumento desta doença que para além de ser "moda" é sub-valorizada por muitos, vêm os aumentos das taxas de suicídio e outras doenças se a depressão não for devidamente tratada.

Junto com o desprezo do doente mental, vem o desprezo que é dado a nós como família.
É o estigma do "coitadinho......mas tens que te aguentar porque sim e porque ele/a é doente e tens que ter pena e cuidar e ter paciência, e deixar de ter vida própria porque sim"!!

Ora, a minha pessoa anda desde o fim de Fevereiro a tomar um anti-depressivo, um comprimido para a ansiedade, e um para acalmar o Tico e Teco à noite.
Aqui o que importa mesmo é o anti-depressivo.... Quanto tempo o vou tomar? Não sei.....Porque o estou a tomar? Porque tenho o meu sistema nervoso todo alterado (gosto do nome dado pelo médico à minha amiga depressão....é pomposo....)
E pegando nisto, onde está o apoio que o familiar deve ter por parte do Estado, de Hospitais, de Assistentes Sociais ou Psicólogos?? Não está, e quando está é pago e bem pago!!



Comentários