Saramago


Sou uma assumida fã de livros, mas nunca consegui ler Saramago, com muita pena minha. Sempre me fez impressão ver frases que são uma página inteira. Sou uma pessoa que gosto de livros com pontuação. O facto de não ter conseguido ler nenhum livro (e não vai ser agora que vou comprar um livro só para dizer que também leio as obras dele), não invalida que não tivesse uma certa admiração tanto pela "falta de tento na língua" que ele tinha, como pela temática que abordava nas suas obras. Isso é o que mais admiro em Saramago: o dizer o que lhe ia na alma sem se importar se iria ofender metade de um país. Sempre apreciei a coragem de escrever e criticar a igreja católica (no fundo devem estar aliviados agora, sempre é menos um a cansá-los) e tudo resto.

O que me irrita é que foi preciso que este senhor fosse Prémio Nobel (independentemente de uns acharem as circunstâncias da atribuição do prémio mais claras, outros mais escuras) para que lhe fosse prestada a vassalagem que foi merecida.
Agora depois de morto, vem meio mundo dizer o quanto o admirava....deixemo-nos de cinismos porque para a maioria das pessoas Saramago ou era amado ou odiado, e o seu exílio para Espanha bem como o facto de continuar a criticar constantemente Portugal, políticos e igreja, não terá criado e mantido grandes amores entre o seio das ditas pessoas relevantes deste nosso cantinho à beira-mar plantado.

Exemplo:
Saramago no Panteão Nacional??
Nem pensem nisso porque o gajo gostava era de Espanha e não fez nada pelo nosso país!!

Eusébio no Panteão Nacional??
Claro que sim, porque fez muito por Portugal e nã podemos esquecer a prestação dele no Mundial de 66!! (Atenção.....não tenho nada contra o Eusébio, mas este foi o melhor exemplo que me surgiu).

Para além desta vassalagem que lhe é prestada depois de morto, vejo de vez em quando nos comentários à sua morte pessoas que têm o descaramento de dizer que não querem que o funeral seja feito em Portugal e que as cinzas, essas então deviam ir todas para Espanha, porque foi onde Saramago viveu depois de sair de Portugal.

Estes comentários tiram-me um bocado do sério, porque muitos dos que fazem estão provavelmente mortinhos para aparecerem num qualquer canal de televisão com um ar muito consternado e a dizerem que gostavam muito dele e que leram tudo o que ele escreveu.
Estas coisas só mostram o cinismo do país em que vivemos, a falta de cultura que muitos têm para saberem dar o valor a quem o tem independentemente de ideologias culturais, sociais e políticas.

Comentários

  1. Confesso que também nunca li Saramago e também não o vou fazer só porque ele morreu...

    ResponderEliminar
  2. Oh mas este verão o que mais vais encontrar são pessoas com um livro dele debaixo do braço nem que seja para a malta ver...

    ResponderEliminar
  3. Inês, concordo plenamente contigo. Já tentei, por várias vezes, ler obras do Saramago. (In)felizmente, nunca as consigo acabar. Não é pela ausência de pontuação. É mesmo porque é chato. No entanto, tenho que admitir que este senhor foi um grande génio da literatura portuguesa. Sim senhora.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Sara: para mim torna-se chato precisamente por não ter pontuação....até parece que não sei respirar.Mas é verdade lá que isso não lhe tira o mérito que merece.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário