Saúde mental

A nossa saudinha mental é muito importante. Independentemente de tomarmos ou não medicamentos (Teófilo nem tentes ralhar porque não vale a pena), de precisarmos de ajuda especializada ou não, de fazermos yoga,ginástica, alinharmos os chakras,aplicarmos o feng-shui, tudo vale para mantermos o Tico e Teco bem de saúde, o que não é fácil de todo porque meia-volta eles destrambelham um bocado, e para irem ao lugar não é muito fácil.
O que eu quero dizer com isto é que aparte de sermos ou não medicados para o Tico e o Teco, é muito importante a nossa força de vontade. Os medicamentos dão a sua ajuda,mas o resto vem da nossa rica FORÇA DE VONTADE. Sem ela nem o mais eficiente dos anti-depressivos funciona,que não haja dúvidas disso.
Será que eu tenho moral para falar sendo eu medicada por um psiquiatra?Tenho.Tenho eu e tem toda a gente!!Toda a pessoa que consegue levar uma vida dentro dos padrões exigíveis pela sociedade apesar de tomar medicação, tem força de vontade porque não é fácil viver nesta selva social e enfrentar a porcaria do preconceito que existe para connosco.Se existe preconceito?Claro que existe!!Começa pelas pessoas que dizem Ah e tal falta-te é trabalho...Isso são fitas...tu não precisas disso para nada..." Errado....apesar de haver muita gentinha que usa um problema do Tico e do Teco para terem baixa,muitas das pessoas precisam de facto de serem medicadas!!
Porquê???Basta olhar para a nossa vida em pleno século XXI: estamos em crise,ganhamos mal,vivemos num país podre em muita coisa,há uma taxa enorme de desemprego,há falta de dinheiro e por ai adiante...estas coisinhas e mais algumas são o suficiente para qualquer pessoa ficar com o Tico e com o Teco destrambelhados das ideias!!
Só para acabar...esta semana vi nas notícias que o número de doentes mentais por ansiedade vai aumentar no próximo ano...porque vai aumentar??Por tudo o que disse acima!!
O nosso Tico e o nosso Teco são uma coisa do caraças....

Comentários

  1. Inês, se eu tivesse a tua idade, garanto-te que fazia de ti minha esposa. Somos duas almas gêmeas, apenas separadas pelo tempo e pelo destino. Então não é que tu me conheces melhor que eu próprio?
    Se bem me lembro, eu disse num outro comentário que eras uma moça muito inteligente! e ainda me aparecem anúncios a dizerem que o QI de Albert Einstein é o mais elevado!!
    Parvalhões! Dizem isto porque nunca mediram o teu...

    ResponderEliminar
  2. perdão. Esqueci comentar o teu post. Os medicamentos (PALIATIVOS) dão 50% de ajuda porque a tua força de vontade está apenas a 50%!!! Porque não te esforças mais 0.50 para evitar o Escitalopram?

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Inês, teríamos muito para falar... Apenas te digo que sei exactamente o que sentes e que, sim, a terapia, os medicamentos ajudam... mas se não formos nós...
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me em tudo o que dizes! E também tomo paxetil.Bem, comecei a semana passada a reduzir de um para meio comprimido por dia mas não está a ser fácil aguentar o Tico e o Teco de bom humor! :)

    ResponderEliminar
  5. Teófilo: se fosse capaz podes ter a certeza de que não o estava a tomar.

    ResponderEliminar
  6. Pink: temos que ser a nós a fazer as coisas por nós mesmos.

    ResponderEliminar
  7. Malena:para além de darmos na cabeça ao João temos mais em comum.
    Tenta...se não der voltas ao inicio e depois voltas a tentar :)

    ResponderEliminar
  8. Só espero que o meu Tico e o meu Teco se mantenham saudáveis.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário