Egipto

Para começar escrevo Egipto e estou-me pouco a ralar se alguém que lê este estaminé concorde o acordo ortográfico,mas nem é isso a que me vou referir.
Já estive bastantes vezes para falar da revolução no Egipto,mas quis esperar um pouco mais para ver no que aquilo vai dar....e ainda vou esperar mais um pouco porque as coisas, na minha opinião não vão ficar por aqui.
Antes demais, abençoados sejam desta vez o facebook e o twitter,que lançaram o efeito dominó que começou na Tunísia, para uma série de países Árabes se manifestarem contra os supostos presidentes que estão no poder.
Sou completamente a favor da revolução a partir do momento em que há um regime político ditatorial, seja este mais agressivo ou menos agressivo.Uma ditadura é uma ditadura e ponto final.
Mas e agora??????
O futuro refugiado político do Egipto já se demitiu e entregou o poder aos militares que por enquanto estão a controlar as coisas,com os EUA o que se passa, e Israel a ficar bem vigilante não vá o diabo tecê-las.
O que me mete muito respeitinho e algum receio nestas coisas das revoluções e afins, são os extremismos, tanto de direita como de esquerda.Sempre fiz a apologia do que tudo o que é de extremos não é bom,seja numa relação,seja na política ou no futebol.
E o extremismo também está aqui presente.O problema deste extremismo é que a política e a religião estão bem juntinhas,porque o partido extremista no Egipto é também fundamentalista islâmico,e existem sempre fundamentalistas e os que querem ser,e os que estão dispostos a tudo pelo seu Deus,e levarem os princípios do Alcorão e da Charia (Direito Islâmico) ao seu "auge".
Isto é que me assusta....fundamentalistas há-los em todo o lado e em situações como esta é extremamente fácil fazer com que estas mentes cresçam, apareçam e captem novas cabeçinhas dispostas a tudo por uma qualquer causa a favor de Alá,contra Israel, o Ocidente, e os países Árabes que até mantém relações cordiais connosco,o inimigo.

Enquanto andava à procura da imagem do "criador" da revolução,o Google "perguntou-me se não pretendia dizer Egito...não gostei...

Comentários

  1. O problema é mesmo a ameaça do extremismo Islâmico... Esperemos que não aconteça o pior.

    ResponderEliminar
  2. Sem falar do pormenor Egito - Egipto... lembrei-me de acrescentar um dos meus receios ao que escreveste. Receio ( e a história diz-nos isso ) que estes movimentos genuinos de busca de liberdade são sempre apadrinhados por aqueles que depois verdadeiramente se transformam no novo poder.

    Esperemos que a história não se repita.

    Um bom fim de semana para ti,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário