Catroga, pintelhos & pentelhos

quinta-feira, maio 12, 2011

Os dicionários de Português são uns puritanos!!!Só me explicaram que se escreve pentelho em vez de pintelho.
Nem dizem se a palavra tem origem Grega ou Romana ou Árabe. Nada de nada. Fiquei triste, nem o Word foi prestável para com a minha pessoa.
Encontrei somente isto.

pentelho (â ou ê)
(pente + -elho)

s. m.
Infrm. Cada um dos pêlos que cobrem o púbis.



Nem mesmo o dicionário de calão me ajudou muito.
Mas felizmente existe a  Desciclopédia, que me elucidou um pouco:

"(...) Pentelho é aquele chamado, e agora imagine aquela depiladora especialista em alguma coisa, falando de forma muito bonitinha, pêlo supérfluo. (...) Ele é um pêlo pubiano, que serviria para alguma coisa, se todos andassem peladões e, melhor ainda, peladinhas. Nesse caso ele protegeria as partes íntimas, mas pra isso as pessoas no mínimo usam, calcinhas, cuecas, sungas, a parte de baixo do biquini, e no mais mínimo ainda, fio dental... na boca de baixo.(...)O problema do pentelho, é que ele se solta, igual a tudo que tem um tempo de vida útil, ou inútil, ele é uma espécie de folha, se o corpo humano fosse uma árvore, e como as folhas se soltam, os pentelhos também, e aí está a vantagem de quem não relaxa com a depilação(...) Pentelho voa para qualquer lugar e sempre é encontrado onde não deveria estar, isso é oque mais acontece, pra que ele vá para o lixo ou para a terra solta, onde no máximo vai virar adulbo, sempre alguém tem que jogá-lo, por si só ele sempre está onde não deveria(...)".

Em abono da verdade, nem estou muito preocupada com o facto do possível Ministro das Finanças ter falado de pentelhos, e ter dito que os partidos só sabem falar de pentelhos em vez de falarem de facto de coisas úteis. É verdade!!!As nossas campanhas políticas são feitas de lavagem de roupa suja e de pentelhos. Não me lembro de uma campanha em que se tenham falado coisas realmente importantes.

Posto isto, tenho a dizer que gosto de gente que tem esta alma de populaça, de gente que de vez em quando tem o zé Povinho a encarnar neles e dizem estas coisitas, que são umas grandes verdades. O que mais me espanta é ver muita pessoa chocada com a palavra pentelho....se fosse pêlo púbico enquadrava-se melhor no discurso de um possível Ministro das Finanças???? 

"Os jornalistas andam a discutir pêlos púbicos em vez de discutirem as coisas mais sérias." 

E não me venham com puritanismos, porque já não estamos no tempo do Tio António Salazar, e a censura já não existe...por estranho que pareça vivemos em democracia.


You Might Also Like

8 comentários