Reality shows

Não acredito que ninguém tenha um visto um reality show na vidinha. Todos nós temos um lado de cuscos que nos faz fazer zapping, para ver precisamente o dito programa, com pessoas enfiadas sabe-se lá, onde a fazer sabe-se lá o quê com o objectivo de ganhar.
Quem é que não se lembra do Big Brother 1??? Era o gajo que se passou e deu um pontapé a uma gaja, esse mesmo gajo que se apaixonou por outra gaja e daí saiu casamento, era o doidinho da tropa e o simplório do Zé Maria que fazia a vidinha dele, e como Alentejano que era, era uma paz de alma que ali andava. Certo, certo é que foi ele que ganhou, fez notícia, abriu um restaurante, andou em plena rua enrolado com uma toalha e com gatos ao colo, e se não estou em erro, pelo caminho ainda quis fazer mergulho na Ponte 25 de Abril. Desta saga encontra-se ainda o moço que foi caçado a assaltar umas coisitas.
Para mim, estes foram umas cobaias autênticas, aquelas alminhas não tinham a mais pequena ideia do sucesso que iriam ter, das escadas que iam subir e das quedas que iriam ter. Podiam ter muita cabecinha, humildade e blá blá blá, mas esta treta dos 15 minutos de fama pode bem ser muito tramada e depois elas acontecem.

Esta peusdo-introdução/dissertação aqui em cima serve para eu mostrar o meu desagrado quanto a estas coisas. E o meu maior desagrado passa-se mesmo com o Peso Pesado, que está a dar neste momento na Sic, e que deu o mote ao post.
Isto é tudo muito bonito: pegam-se em pessoas mesmo mesmo obesas (cada uma com uma história de vida de bradar aos céus.Não as li e duvido que o faça), espetam-se com essas pessoas num local com tudo para elas emagrecerem, e cria-se a competição do "vamos ver quem é que emagrece mais".
É tudo muito interessante, porque explora ao máximo as capacidades físicas e psicológicas da malta que lá está, concerteza (espero eu), que estas pessoas tenham feito 1001 testes de avaliação psicológica para terem a certeza de que eram talhados para a coisa (e como nada escapa aos senhores que fazem isto, tenho a certeza que devem existir um feitiozinhos talhados para o problema).
Estando estas pessoas devidamente instaladas logicamente que começa a verdadeira competição, que como se sabe, pode rasar muito muito muito o nível baixo do baixo, como algo do tipo "tu não chames de gorda porque eu já emagreci 500 gramas e tu só emagreceste metade". Sim é possível, ou julgam que os gordos são solidários uns com os outros por serem gordos??Não me parece....

O que me preocupa mesmo neste tipo de programa, que mexe não só com o físico mas com o psicológico, é mesmo a cabeça daquelas pessoas. Não só por entrarem num circo para ganharem uns trocos e terem os seus 15 minutos de fama, mas o mal que isto faz à mente de uma pessoa. Se por exemplo uma anoréctica precisa de apoio psicológico mesmo estando já com o peso ideal, o que dizer de pessoas que por natureza nós discriminamos (de forma directa ou indirecta)? Está certo que estão lá treinadores e penso eu que uma nutricionista, mas onde é que está o psicólogo???Onde é que está o apoio psicológico que sempre foi, é e será necessário a pessoas que entram neste tipo de programa para terem fama???
Fica na China é????E como é que é cá fora???

Circo por circo, prefiro ir espreitando o Castelo-Branco de tanga no meio de uma qualquer tipo africana, a chamar bichas às outras pessoas....Apesar de ser também reles, aquela maltinha ao contrário desta sabe bem ao que vai..

Comentários

  1. Espera lá... mas esse do Castelo Branco já começou? É que não tenho visto televisão.

    Mas tens toda a razão Inêzita, eu vi hoje aquilo e fiquei impressionada. Concerteza deviam pensar mais na parte psicológica daquelas pessoas, porque se já não tinha uma vida fácil cá fora e concerteza já tinham problemas, imagina agora. Aliás... nalguns casos, pelo que ouvi a obesidade começou quando tiveram de tomar medicamentos para a depressão.

    ResponderEliminar
  2. Loirita: eu acho que o do Castelo-Branco ainda não começou.
    Mas é muito grave que estas pessoas não tenham acompanhamento.E depois cá fora como vai ser a vida delas??É só o que penso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário