Voltando à miúda que foi sovada

Ouvi hoje na "Querida Júlia" (sim eu vejo de vez em quando o Hernâni na SIC), um telefonema de uma amiga da família que automaticamente pôs as culpas sobre o sucedido na escola.
Ora segundo o meu ponto de vista, que é completamente leigo, não vamos pôr sempre a culpa na escola e consequentemente nos professores, directores e funcionários. Não generalizaremos as coisa porque não vale a pena. Se são casos que acontecem na escola, se são miúdos que se atiram a rio por fugirem na escola, os miúdas que são abusadas e violadas por terem saído da escola quando não tinham autorização para tal, muito bem, acusa-se o funcionário que não cumpriu as suas obrigações (mas já no meu tempo uma pessoa conseguia sair da escola apesar de não poder).
Agora, tratando-se de uma adolescente que segundo consta usava o passe escolar para ir para o Colombo,e  tinha problemas de assiduidade e cujos pais já tinham recebido cartas e alertados pela escola devido à não comparência da adolescente na escola, é para mim completamente injusto e sem cabimento que acusem a escola do que aconteceu. Ou voltamos a Idade Média e arranjam-se funcionários que obriguem os alunos a passarem o portão para eles irem para as aulas?
Já agora, arranjam-se também uns funcionários que castiguem os alunos apanhados a faltarem a uma aula.


Não, aqui a culpa não é da escola de certeza absoluta. Não é preciso ser especialista para palpitar que a família da adolescente será provavelmente disfuncional, despreocupada, e pouco ou nada atenta a uma miúda de 13/14 anos.


Ora vamos lá ver...um pai ou uma mãe "decentes", que notem que a filha não vai às aulas, não tirará provavelmente um aproveitamento escolar mínimo para passar de ano, não deverá ir à escola falar com os professores assim que é chamado???Ou fica descansado da vida , a deixar tapar o sol com a peneira, para depois acusar a escola e respectivos funcionários??
Os professores devem ajudar à educação de um aluno, para além do ensinarem e de tentarem fazer dele uma pessoa aceite na sociedade (mas isto vai da personalidade de cada um). Um professor não pode assumir o papel de educador e de familiar. Para isso serve a família.


Quanto à eventual justiça que se venha a fazer a solução é muito simples: investigar miúdos e famílias, tribunal de menores e um castigo exemplar para todos. 
É que dá-me um misto de espanto, de medo e de nojo ver um artigo como este, em que é dito que as outras "pobres" miúdas que também hão-de culpar a escola por serem não só mal formadas, como mal-educadas e ainda umas futuras adultas de meterem medo, não estão minimamente preocupadas com eventuais consequências.


O que eu fazia se pudesse? Tribunal de menores com todos eles sem excepção. Ensinava os país a serem responsáveis perante os actos dos filhos, e punia-os. Os pais não podem sair impunes desta situação. Quanto aos miúdos, julgava-os, e punha-os numa casa de correcção onde estão outros bem piores do que eles, e pelo caminho iriam fazer trabalho comunitário com muitas horas e sem alternativa.


PS: Como é que os pais destes miúdos agora dormem, sabendo ou não a bela peça que tinham em casa?

Comentários

  1. O facto destas miúdas terem tudo hoje em dia e não saberem o que custa a vida é que as faz ter o rei na barriga. A falta de arrependimento que demonstram só visa a falta de educação e respeito pelo outro. Eu já tive a idade delas e já houve cenas de inicio de porrada às quais assisti. Mas se éramos amigos como diziamos, metiamo-nos ao barulho e tentávamos acabar com o disparate. Já fiquei com nódoas negras à conta disso. E sim, os pais têm que ser responsabilizados também porque se aquelas miúdas são assim é porque nunca apanharam 3 galhetas em pequenas. A estupidez a que se chega, não deixando os pais acertarem 2 galhetas quando é preciso, porque podem logo alegar violência doméstica é que leva a isto. Há situações e situações e defendo que é preciso salvaguardar as crianças e adolescentes. Mas quando ultrapassam o limite, como aqui se vê é inaceitável. Se é isto que o futuro nos reserva, então estamos muito mal... Gentinha!

    ResponderEliminar
  2. Hysteria*: eu responsabilizo os pais de quem esteve envolvido no assunto, e mesmo da miúda que levou a sova. Não é normal que os país saibam que têm uma filha que não assídua nas aulas e nada fazem.
    São famílias disfuncionais,mas isso não pode ser desculpa para estas atitudes.Se formos filhos de ladrões, não somos automaticamente ladrões.
    Eu tenho muito medo dos futuros adultos que vamos ter, não só vendo estes miúdos mas olhando já para a geração que vem atrás.

    ResponderEliminar
  3. O mais triste é que há pais que ainda devem proteger os filhos que cometem tais atrocidades...
    Ai coitadinho do menino...

    E sim são famílias disfuncionais...
    Mas duvido... duvido mesmo que a justiça faça alguma coisa...
    Ouvi ontem nas notícias que o miudo que filmou aquela porcaria tinha sido detido e libertado no dia anterior por ter roubado um telemóvel... Estivesse ele em Marrocos....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário