Intemporalidade

E hoje fez 27 anos que António Variações faleceu.

(...)Nascido a 3 de dezembro de 1944, em Braga, António Joaquim Rodrigues Ribeiro passou a vida em Lisboa, em Angola, em Londres e na Holanda.Terá sido esse espírito nómada que o inspirou a criar música que não era bem pop, nem rock, nem blues, mas uma mistura de todos esses estilos. Em 1978, Variações assinou contrato com a editora Valentim de Carvalho e começou imediatamente a dar nas vistas, pelo seu estilo inconfundível.Entre 1982 e 1984, gravou dois singles e dois LPs, e só não gravou mais... porque morreu. Quando o single "Canção de Engate" chegou às rádios portuguesas, já António Variações estava internado com uma broncopneumonia, provavelmente associada ao facto do cantor ter SIDA. António Variações terá mesmo sido a primeira figura pública portuguesa a morrer com a doença. (...)

Comentários

  1. teria 66 se fosse vivo

    não é intemporal

    estava à frente do seu tempo e será ouvido durante mais 20 ou 30 anos até se tornar em mais um fado antiquado

    a música vive de modas
    mas as repetições ocorrem em períodos temporalmente curtos

    50 anos não é intemporalidade

    Mozart durou 200 e poucos durará mais 1000?

    ResponderEliminar
  2. bolas não tinha noção que tinha sido à tanto tempo. adoro essa música, principalmente pelo facto de apesar de ter sido escrita há tanto tempo e retratar perfeitamente a actualidade.

    um pequeno ps: adoro o novo "look" do blog. Adoro mesmo, acho que está muito fixe :D
    ass:Rita

    ResponderEliminar
  3. Louva(...) a Deus (nome muito grande): bem-vindo. O bom e o mau do Variações era estar muito à frente no anos 80.Era uma sociedade ainda muito fechada, e provavelmente viam-no como um maluco qualquer.
    Variações e outros grandes artistas vão ser ouvidos durante muito tempo, nem que seja através de novos arranjos musicais (como Zeca Afonso).

    ResponderEliminar
  4. Ritinha: já faleceu há uns bons anos a verdade é essa. Mas o legado musical vai permanecer para sempre. A prova é uma menina como tu saber ouvi-lo e apreciá-lo.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário