Macacadas







Já se interrogaram sobre o significado destas macacadas???
Como tinha curiosidade em saber o significado e a origem destas macacadas fui googlar e encontrei o que me parece ser uma boa explicação: 


"Os três macacos se chamam Iwazaru (não falo o mal), Mizaru (não vejo o mal) e Kikazaru (não ouço o mal) e pregam uma filosofia que vem de uma lenda japonesa.
Segundo ela, durante o sono, três lombrigas malignas chamadas sanshi deixam os corpos das pessoas para relatar aos reinos do céu os pecados que souberam de cada um. Esta filosofia é uma forma de enganar as sanshi, pois se cada pessoa não ouvir, ver ou falar sobre os pecados uma das outras, as sanshi não terão o que denunciar.



Os macaquinhos, conhecidos como 'Três Macacos Sábios', ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século 17 localizado na cidade de Nikko, no Japão. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são 'mizaru' (o que cobre os olhos), 'kikazaru' (o que tapa os ouvidos) e 'iwazaru' (o que tampa a boca), que na língua é traduzido como 'não ouça o mal', 'não fale o mal' e 'não veja o mal'. A palavra 'saru', em japonês, significa 'macaco' e tem o mesmo som da terminação verbal 'zaru'.
O folclore japonês diz que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês, no século 8. Apesar disso, não há comprovação dessa suposição."

No dia em que regresso à labuta, vou adoptar (ou tentar) a filosofia das macacadas.
É o melhor...

Comentários

Enviar um comentário