Reflexão

Entre as inúmeras citações e pensamentos que tenho guardados, tenho excertos do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Hoje por acaso abri o documento que os contém e deparei-me com este texto que considero uma excelente reflexão.

"Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim. O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."


Fernando Pessoa - O livro do desassossego

Comentários

  1. Arrepia e acredito que cada um de nós quando se depara com este texto, encontra um apontamento aqui, outro ali que se identifica. Acredito sim.

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  2. Não podemos prescindir do passado, afinal ele é a prova de que tivemos um caminho até ao presente. Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Se vivermos tudo o que temos para viver, se dermos o nosso melhor em tudo, não nos arrependemos nem ficamos presos ao passado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário