Khadafi


Khadafi foi-se. Morreu de morte bem morrida, bem matada e bem confirmada segundo consta. Fico muito contente. Ficamos com menos um filho da mãe neste planeta, e se há muito filho da mãe que se devia evaporar, os desta estirpe podem ir todos de uma só vez, que a malta agradece.
Mas no meio de tudo isto, fico com a dúvida sobre quem vai governar o país, quem vai ajudar no processo de transição para uma democracia em condições, que de preferência não tenha fundamentalistas e fundamentalismos para estragar a coisa.
Os rebeldes Líbios tinham uma causa em comum: acabar com o regime e tratar da saúde a Kadhafi. Ambos já estão feitos. Mas agora existe o "e agora????"
E agora, quem vai dar conta do grande recado que é unificar o país??Quem vai ajudar?Quem tem vontade para o fazer sem fazer uma transição diplomática que dure anos e anos??
E agora???Quem vai governar um país africano em desgoverno cuja grande fonte de economia é o petróleo???
Há candidatos???
Será que vão colocar um anúncio no jornal, ou vão surgir candidaturas espontâneas? 

Comentários

  1. Perguntas bem Inês. E agora?
    A unificação de um país onde pró e contra Khadafi's vão ter de se entender...
    Os períodos PÓS "qualquer coisa" são sempre difíceis e conturbados e que Deus /Alá os ajude!!

    Quanto ao homem em si, não abona nada a minha alma cristã eu dizer isto mas... o homem morreu, de morte matada... e foi bem feito. Já foi é tarde.


    Beijinhos de paz para ti minha querida :)

    ResponderEliminar
  2. E agora vai andar tudo à batatada...é o costume!

    ResponderEliminar
  3. Não fico triste com a morte dele, mas fico desconfiada sobre o tipo de pessoas que vão governar agora o país...

    ResponderEliminar
  4. Coloquei-me a mesma questão quando soube da morte deste sacripanta.

    ResponderEliminar
  5. A todos: parece-me ver nos rebeldes muito ego elevado, e não me agrada nada mesmo nada terem dito inicialmente que não se fazia autópsia nenhuma e ver que foi feita de forma repentina. Estes rebeldes são pessoas com cabeça e sangue muito muito quente,e quem quiser tomar o país nas mãos tem que ser um grande diplomata. Muito ego, crenças religiosas, muita tribo. Muita coisa chata.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário