Destino

Todos temos o destino marcado, a sina feita, a vida escrita num livro. Até podemos pensar que é por nossa vontade que rasgamos as folhas desse livro, e que escrevemos um livro novo. 
Mas não. É o destino que nos impele a fazê-lo, nada mais do que isso.
Podemos até ter o livre-arbítrio, ou achar que o temos, ter o poder de decidir entre A e B, X e Z, mas não. Tudo é decidido pelo destino, que já está escrito, e que não mudamos de maneira alguma, mas achamos que o fazemos. Está tudo escrito no nosso livro, mesmo nesse que supostamente pensamos estar a escrever de novo.
E eu cada vez mais acredito nele, no destino. 
O meu livro foi escrito, é escrito e será escrito porque assim tem que ser, não por minha vontade.

Destino - Salvador Dali

Comentários

  1. Cada vez mais penso assim também. Se eu decidir saltar da janela agora é porque isso já estava destinado. Mas lê o que a antiga filosofia grega "pensa" acerca disto:

    http://ocanto.esenviseu.net/lexd.htm

    ResponderEliminar
  2. Eu penso muito nisso e cá tenho as minhas crenças!!

    ResponderEliminar
  3. Essa ideia é assustadora porque parece que não controlamos a nossa vida... mas também acredito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário