Sobre livros

Recuperei o prazer de ler há cerca de um mês. E com esse prazer recuperei o desprazer de acordar de manhã com menos horas de sono por ter estado a ler até tarde.

Assim, neste espaço de tempo "despachei" os livros "Frágil" e "Uma questão de fé" de Jodi Picoult (estavam há muito à espera que os pegasse neles), e li "Dona Maria II tudo por um reino", de Isabel Stiwell.
Sobre os primeiros, "Uma questão de Fé", foge da linha do que a escritora escreve....uma das coisas que é abordada são os estigmas, e fico-me por aqui. O segundo está completamente dentro da leitura a que se está habituado e tem um fim que eu não esperava.

Quanto ao de Isabel Stiwell recomendo a leitura, O livro é semelhante aos anteriores. O Marcelo Rebelo de Sousa recomenda-o como uma biografia, mas eu considero que é um romance biográfico e histórico. Basicamente Dona Maria II teve um reinado cheio de revoltas, governou (não bem), e "vestia as calças". O desgraçado do Rei mandava na casa, opinava na educação dos filhos e dava ordens para a construção do Palácio da Pena. Recomendo o livro, mas se quiserem enquadrar bem o reinado no contexto histórico (como eu), ou forem meramente curiosos vão pesquisando o reinado dela, as guerras liberais, e as revoluções que se seguiram.

Como a vontade de ler não se foi embora, olhei para a minha estante e tirei de lá "As luzes brancas de Paris" de Theresa Révay. Só o li uma vez e quis relembrar-me da história. O livro foca as duas guerras mundiais e na minha opinião dá um bom contexto social do pós 1ª guerra mundial. O romance entre as personagens é delicioso o suficiente para eu já ter transcrito algumas das frases.

Comentários

  1. "Dona Maria II tudo por um reino", de Isabel Stiwell.

    Está na minha lista, adoro livros históricos.

    ResponderEliminar
  2. "Dona Maria II tudo por um reino", de Isabel Stiwell. ja esta a caminho de casa, vou ler pela primeira vez esta escritora. Li outros romances históricos mas João Paulo Oliveira e Costa, aconselho se gostares deste tipo de livros.

    Os da Jodi Picoult já li quase todos e gosto bastante.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário