Sobre a bíblia da psiquiatria

Esta semana caiu à minha frente a "actualização" do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Mesmo não sendo da área, confesso que fui ver as alterações feitas.
Caramba.....parece-me que as doenças mentais e psiquiátricas estão na moda...pelo menos com esta actualização da "biblia". Isto vai gerar mais consultas, mais venda de medicamentos, mais rótulos, mais pessoas a quererem ser doentes.


Comentários

  1. Qualquer lista é polémica mas o pior é a aplicação que se faz dela. Como bipolar teria muito a dizer sobre a mesma e respectiva aplicação mas vou comentar como mãe de uma criança com Hiperactividade com Défice de Atenção. O meu menino tem de fazer medicação mas também faz terapia, é acompanhado nos estudos por mim, toca piano, faz natação e porta-se muito bem em restaurantes gourmet, enfim é educado pelos pais. Infelizmente sei directamente pelos técnicos que o acompanham que há pais que à mínima dificuldade em educar o filho o querem logo medicar mesmo quando não há quadro clínico para isso. Colocar nesta lista as birras dos miúdos é descomprometer os pais da tarefa que é educar.

    ResponderEliminar
  2. Adoro psicologia, fiquei curiosa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário