Pl'a vossa saúde, apalpem-se

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Felizmente, não tenho antecedentes familiares de cancros, nem de cancros de mama. Contudo, em Abril deste ano, ao tomar banho descobri, praticamente de repente que tinha uns "altos" nas mamas. Assim, sem mais nem menos, passei a mão e fiquei em pânico. Como tenho mamas muito pequenas, este tipo de coisa ao mesmo tempo que é fácil de descobrir, deixa igualmente uma sensação de pânico do género de me levar a pensar de que já tinha tanto problema e ainda tinha que ter mais um. Passei duas semanas de ansiedade, a ponderar tudo e mais alguma coisa, se os "altos" fossem estranhos. Foi sem sombra de dúvidas o período mais negro que tive neste ano, o saber que tinha ali qualquer coisa que não estava bem. O sentir os nódulos só por passar a mão, o não conseguir descansar enquanto não tivesse todos os exames (eco, mamografia e análises), nas minhas mãos, para saber com o que podia contar.

Felizmente preciso somente de vigilância, fazer os exames uma vez por ano (voltei a fazer nova eco em Setembro), porque notei alterações nas mamas. Contudo, apanhei um susto enorme, que felizmente não é nada de mais. Daí deixo o meu conselho a todas, independentemente da idade, do tamanho das mamas: apalpem-se. Pura e simplesmente apalpem-se e olhem para as mamas, vejam se têm alguma alteração nelas, nos mamilos, na zona das axilas. São 5 minutos que podem e devem ser perdidos enquanto tomam banho, por exemplo.

Um gesto simples, mas que pode fazer muito, mesmo muito por nós.




Comentários

  1. Sou uma peste! Não vou fazer os exames que já era suposto fazer com a minha idade...mas apalpo-me toda...:) so far sdo good:)

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário