O toque do sino

quinta-feira, abril 09, 2015

Pois que aqui na aldeia o sino da igreja tinha deixado de tocar. Constou-se que se tinha avariado e a paróquia organizou um peditório para o arranjo/substituição do dito. O peditório foi feito, bolos foram vendidos e duas semanas antes da Páscoa, o sino da igreja voltou a tocar. Não as singelas, comedidas, simples e não ostentivas badaladas que nos diziam que horas eram, mas sim o Avé Maria. Ora ainda se pensou pela aldeia que eventualmente o Avé Maria fosse um teste porque não tocava a tempo inteiro e ainda se ouviam as ansiosas badaladas (e eu gostava verdadeiramente do singelo badalar do sino). Mas, eis que não olhando nem a crenças religiosas, nem ao respeito pelas mesmas ou pela inexistência destas, toca de se inaugurar o corisco negro do sino, mais sistema de som (electrónico), e ainda com um megafone (os surdos também direito a ouvir), a tocar o Avé Maria em alto e bom som (das 6/7 horas da manhã até às 22 horas)

Agora,aqui na aldeia, onde prevalece o fanatismo religioso e uma enorme falta de respeito para com os habitantes, a cada meia-hora sinto-me a modos que tele-transportada para o santuário de Fátima. Juntamente com a sensação de tele-transporte a cada meia-hora desejo sinceramente umas das três opções abaixo:

Que roubem o sistema de som
Que haja um curto circuito e que o sistema de som vá à vida
Que alguém suba à torre da igreja desligue o megafone e o traga como souvenir.

E se isto não foi o expoente máximo da inveja e da soberba (pecados mortais) por a paróquia do lado ter o sino, ou o som ou seja lá o que for a tocar o Avé Maria (de forma bem mais discreta), e a paróquia da terra não, não sei bem o que se passou por aqui....mas sei que é uma falta de respeito enorme para com as pessoas sejam crentes ou não. Caramba.....vivemos num estado laico, estamos em pleno século XXI e somos obrigados a gramar com o corisco do toque do sino porque a "beatagem" assim o entendeu????
Ainda por cima está desafinado!!! Toca o Avé, depois badala, e tudo isto no volume máximo!! E desafinado!!!
Ainda por cima tem uma espécie de amplificador....
E se eu ficar surda, ou der em maluca com o raio do toque do sino, apresento a conta a quem?? Ao padre, à "beatagem", ou a ambos????




You Might Also Like

0 comentários