Sobre os filtros


Esta escrita deriva de um comentário que fiz num post de facebook.
Num post que deriva sobre os "testes" que mostram como fica a nossa a aparência se fôssemos capas de revistas ou estrelas de Hollywood. O comentar a plasticidade da imagem remeteu-me desde logo para os filtros de cores e para as  "beauty faces" com que somos confrontados no momento em que abrimos as nossas páginas de facebook, e contas de instagram, onde pululam imagens com cores brilhantes e vibrantes...Sorrisos tão perfeitos, juntamente com o olhos e a face numa perfeita simbiose com a câmara. Tudo isto numa ânsia de mostrar um mundo perfeito, uma pessoa perfeita, e quando entramos no quotidiano, a casa perfeita, o fim-de-semana perfeito, as férias de sonho (e perfeitas), e, a refeição perfeita e perfeitamente alinhada num degradé de diferentes cores e texturas.
Pessoalmente, e com as excepções para o filtro básico, o que ajusta o essencial da imagem, não uso filtros. Assim como não uso "beauty faces", bem como não sei como me enquadrar com a câmara para fazer a imagem perfeita.
Nas imagens, e bem como no dia, no espaço e no tempo, não maquilho ou mascaro. Escolhi apenas fazer o ajuste básico e se for necessário. E o mesmo se aplica ao "beauty mode/face". Não apago rugas, nem ajusto o pormenor de intensificar a intensidade do olhar, ou de branquear o sorriso. Não procuro mostrar a perfeição.
Aliás, creio que essa procura e ânsia de mostrar a perfeição nos torna somente em autómotos: tornamo-nos iguais, somos iguais, e pensamos de forma igual.
Tudo isto para a vã tentativa de plasmar ao outro uma aparente felicidade e perfeição, quando a verdadeira imagem é baça, desenquadrada, imperfeita, mas real. Acima de tudo real.
As pessoas tentam tanto mostrar a imagem de felicidade e de perfeição, que se esquecem delas mesma, e assim se anulam, tornando-se em meros autómatos.

Comentários

  1. Eu também raramente uso filtros. Geralmente fotografo com uma máquina onde posso ajustar os parâmetros e além disso gosto das cores que ela consegue. Por vezes faço alguns ajustes no Lightroom mas é raro. E quando comecei a usar o instagram logo me enjoei dos filtros :)

    ResponderEliminar
  2. Esses são filtros naturais.
    Devem ser utilizados sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário