terça-feira, abril 26, 2011

Do amor

"O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso «dá lá um jeitinho» sentimental."


Miguel Esteves Cardoso -  Último Volume

O MEC também se interroga sobre "Quem não dava a vida por amor?", cujo texto me escarrapacharam no facebook, e contra o qual não consegui argumentar, porque é verdade.
Toda a gente dava a vida por um amor, ou pelo menos diz que sim. A verdade é essa, e venha alguém dizer que não, porque eu não acredito. Até eu digo que dava a vida por um amor.
E se for um amor daqueles que dá jeito ter e manter?Daquele que já existiu mas pufff foi-se ou nem chegou mesmo a ser???
E distinguir a paixão do amor??
Porque a se paixão arrebata e faz mover montanhas, o amor esse é o que deve estar junto e depois da paixão, porque a paixão pode acabar mas o amor, esse se for verdadeiro, fica. E sim por esse amor vale a pena dar a vida, porque esse amor não  é o do "desenrasca aqui um bocadinho, que eu agora preciso", é um amor do "desenrasca-me para sempre que eu vou-te desenrascar também. Assim desenrascamo-nos um ao outro, hoje, amanhã e depois de amanhã".
É um desenrascanço até que a morte os separe, e esse desenrascanço sim vale a pena.




12 comentários

  1. O amor é complicado... claro que nada justifica a vida...e se algo corresse mal não iria morrer de amor! Ficaria desnorteada, triste, completamente desorientada já que há muitos anos que mantennho esta relação, por ela já cometi algumas loucuras.. já fiz asneiras... mas o sentimento esteve sempre presente. Nesse campo sou mais eu de magoar e de dizer muitas vezes coisas que não deveria.. porque não tenho provas...nunca me deu motivos... aliás sou eu que discuto.. e ele limita.-se a ouvir calmo em silêncio.. e tudo passa.. assim tem sido ao longo destes anos... quando há algo que não agrada cada um tem a sua casa para ir e pensar... o que nesta fase acontece menos porque a segurança é outra. Distingo facilmente paixão de amor.. vejo a paixão como algo passageiro.. que é vivida de forma intensa mas da mesma forma acaba.. o amor não.. é algo que se constrói.. que o tempo não esvazia..o amor fica sempre...mesmo que algo corra mal há sempre um lugar para ele..Não o considero como um desenrascar...mas sim como algo que nos completa...um porto de abrigo que temos 24h por dia disponível...tem sido assim que tenho vivido o meu.. Paixões tive três...amor tenho um!

    ResponderEliminar
  2. Oh Inêzita, andava eu a passear pelo meu painel do blog quando encontro um título que diz "Que se foda o amor", logo a seguir este teu texto. Eu sou mais das tuas, eu dava a vida pelo amor, por um amor.

    ResponderEliminar
  3. Se o amor for verdadeiro, claro que se dá a vida por ele. Caso contrátrio não passa de um flirt qualquer, sem substância.

    ResponderEliminar
  4. Dar a vida por um amor? Não será um acto de insanidade antes do que um acto de amor?!

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  5. Só vivendo um grande amor se consegue dizer... Mas avoragem da paixão também é deliciosa. :)

    ResponderEliminar
  6. Marge: uma das belezas do amor é a complicação, o saber lidar com ela, e ultrapassá-la.Para mim é assim que deve ou deveria ser.Não um viveram felizes para sempre, mas um viveram para sempre com altos e baixos, sempre a desenrascara-se mutuamente.

    ResponderEliminar
  7. Vera: se é um amor verdadeiro daqueles que vale a pena, dá-se a vida por ele.É trágico mas é bonito.

    ResponderEliminar
  8. Essência: e um grande amor não nos deixará insanos? :)

    ResponderEliminar
  9. Malena: a paixão é e será sempre a paixão. O ideal é que convivam os dois em paz e harmonia.

    ResponderEliminar
  10. Falo por mim: por mais apaixonada que esteja... por mais amor que sinta... nunca perco a racionalidade. Sou impulsiva, sim, mas racional também. Por isso o dois andam sempre de mãos dadas. Explosivo, mas nestes anos de vida tem até resultado bem. :)

    ResponderEliminar
  11. Sodona Essência: se funciona é porque é bom.
    Os dois juntos de mãos dadas.

    ResponderEliminar

© Brainstorming
Maira Gall