domingo, agosto 12, 2012

Ah les emigrants

Nunca mas nunca vou conseguir entender os emigrantes. Principalmente os emigrantes em países francófonos.
Por mais que tentem "esconder" a nacionalidade, ou mostrarem-na a todos vestindo o equipamento da selecção, t-shirts e malas que têm escrito Portugal e a vestimenta à Cristiano Ronaldo e ostentando o belo e grosso do "oiro". Faz parte do emigrante na France a mania da ostentação e, com isso tenho a vida facilitada no trabalho porque sei de antemão o que vem dali...
O que me incomoda é o facto de "falarem" francês connosco, a malta que está no país, na terra, na casa...Basicamente são traídos porque nem um pouco de pronúncia têm...e vê-se numa frase tão simples e básica como o "bon jour".Filhos que não falem Português ou falem pouco eu tolero, mas uma pessoa pode estar à 30 anos na France, que continua a falar português...
E é de bradar aos céus ouvir no supermercado "Liliana venir ici". Eu ouvi isto no supermercado entre "je suis na bicha". Isto não fica bem, muito pelo contrário. Só vem elevar o mau estatuto que possuem entre o português comum.
Isto será complexo de serem Portugueses ou mania que por serem emigrantes na France ou na Suisse são uns poliglotas??

6 comentários

  1. Hoje a minha tia ouviu uma emigrante dizer que aqui toda a gente fala francês... não, minha senhora, aqui toda a gente fala PORTUGUÊS.

    ResponderEliminar
  2. Olha que se metam com essas merdas pra mim que eu digo logo. - vão pro caralho seus parolos"! Não tenho pachorra.

    ResponderEliminar
  3. São parolos, deprimentes, burros e manientos. Tenho muita família lá de França e não posso com eles. Sabem português que é uma língua tão linda e bem construída e põem-se a falar aquela porcaria sem jeito nenhum de língua. O pior é que no meio disto tudo acabam por não falar bem nem português, nem francês. Bah! Sumam-se daqui!

    ResponderEliminar
  4. É triste terem este tipo de atitudes mas a verdade é que a têm e em todo o país. Não chego a entender muito bem o porque de o fazeres, será que se sentem "os maiores" se é isso que sentem é escusado porque tal como disseste Inês a gente já os detecta pela vestimenta, como muito mau gosto, digo eu.Enfim existem atitudes que jamais irei entender e este tipo de atitude faz parte disso... Beijãoooo ,o)

    ResponderEliminar
  5. São o meu divertimento nesta época do ano, gosto de ir à praia, enfiar os meus óculos de sol e observar os comportamentos daquela espécie... Adoro o facto de falarem tudo em francês à excepção de uma coisa: asneiras... :)

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer o relato do meu dia hoje: fala francês??
    Não...
    Mas eu falo muito mal português...
    Não falo francês...
    Então como é que funciona o não sei das quantas???
    (...)

    ResponderEliminar

© Brainstorming
Maira Gall