Dia Europeu da Depressão

sexta-feira, outubro 01, 2010

Hoje é o Dia Europeu da Depressão...sim também existe um dia para isso basta estarmos atentos às notícias.
Provavelmente vou alongar-me sobre isto porque é importante falar/escrever sobre um assunto que é um tabu na nossa sociedade em pleno século XXI.
Foi hoje lançada a primeira campanha que pretende alertar contra a depressão chamada "A depressão dói.Mas pode deixar de doer", e por ano morrem cerca de 1200 pessoas devido a depressões.
Ahhhhhhhhhh mas morrem mais pessoas vitimas de cancro e de avcs e ataques do coração....é verdade que sim.Mas a questão é que nós somos informados sobre estas doenças e sobre a depressão quantos de nós e de vós estão realmente informados sobre a doença???
Sabiam que a taxa de depressões e suicídios aumenta muito no Outono, e que a Suécia tem uma elevada taxa de suicídios devido à falta de luz solar???
Sabiam que os investimentos feitos pelo governo na saúde mental são escassos???
Ahhhhhh mas muitas  pessoas fingem que estão com depressões para terem baixa e não trabalharem....pois fingem e tomaria eu que elas soubessem o que custa de facto ter uma depressão!!!!
Ahhhhh mas o que falta a essas pessoa é o trabalho......e as que entram em depressão por terem trabalho a mais e andarem física e mentalmente exaustas????
E as pessoas que escondem a doença por medo de serem discriminadas pela sociedade em que vivem????
E as que são criticadas por assumirem que têm uma doença e ouvirem "Ah e tal não ligues a isso!" O não ligar a isso é uma atitude errada!!!!O dizer que isso é falta de vontade é uma atitude errada!!!
E os sintomas de uma depressão??Pensam que é só tristeza??Pensam que só afecta determinada faixa etária???Não nada disso.....O portal da saúde entre outras coisas explica os sintomas da depressão:

  • Modificação do apetite (falta ou excesso de apetite);
  • Perturbações do sono (sonolência ou insónia);
  • Fadiga, cansaço e perda de energia;
  • Sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de auto-estima, sentimentos de culpa e sentimento de incapacidade;
  • Falta ou alterações da concentração;
  • Preocupação com o sentido da vida e com a morte;
  • Desinteresse, apatia e tristeza;
  • Alterações do desejo sexual;
  • Irritabilidade;
  • Manifestação de sintomas físicos, como dor muscular, dor abdominal, enjoo.
Mas há uma coisa importante a dizer aqui,e que vocês já repararam: todos nós temos estes sintomas em determinadas alturas da nossa vida.O problema não é ter estes e outros sintomas,o problema está no tempo que eles duram.....Muito simplesmente o meu psiquiatra disse-me que se eu passasse mais de duas  ou três semanas com alguns destes sintomas para me preocupar.

Outra coisa: depressão não é a mesma coisa que constipação!!!!Ou seja não se deve nunca deixar de tomar um anti-depressivo como se deixa de tomar um Ilvico!!!!
Isso é a coisa mais estúpida que existe!!!A medicação só pode ser retirada com ordem médica e com supervisão.Quando isto não acontece passa-se uma coisa muito simples:recaída.E meus caros as recaídas são tramadas e muito difícieis de recuperar,e quando isso acontece a dose de medicação é mais elevada e pode inclusive levar à internação.

Pela vossa saúde mental e pela dos outros leiam bem isto consultem o portal da saúde o site http://www.adepressaodoi.pt/ e informem-se.

You Might Also Like

7 comentários

Popular Posts

Subscribe