The look

A partir dos nomes que vocês me deram no post anterior fui redescobrir quadros e artistas dos quais já me tinha  esquecido,apesar de ter estudado história de arte.Ao redescobrir tudo isto,parece que descobri em mim uma veia algo pensante algo filosófica,um meio termo,sei lá......descubram e digam vocês que veia é esta.
Hoje andei a pesquisar Magritte: o senhor do chapéu de coco, pintor e pensador. Enquanto deambulava pela sua vida e obra encontrei algo, e nesse preciso momento pensei para com os meus botões "olha que bem que isto encaixa aqui...."


René Magritte O falso espelho


Ora bem...dizem que os olhos são o espelho da alma,e eu faço dessa frase quase uma forma de vida.Ao ver este quadro sinto uma dualidade de sensações:tanto me sinto observada,como sou eu mesma que estou a observar o céu,enquanto ando com o cursor para cima e para baixo e fixo o olhar na imagem.
No fundo todos gostamos de observar  e sabemos que somos observados no nosso dia-a-dia.Mas esta pintura deixa-me mesmo  a sentir-me observada pelo olho,mas também sinto que o olho faz parte de mim e que através dele observo o céu,tudo o que me rodeia.E o céu??Aqui será o quê???O céu que vemos todos os dias,ou aquele com um contexto diferente,conotado com o infinito,com o que queremos alcançar.Será antes associado aos nossos sonhos e devaneios?

“As pessoas que procuram significados simbólicos não conseguem captar a poética e o mistério inerentes à imagem. Ao perguntar ‘O que isso significa?’, elas expressam o desejo de que tudo seja compreensível.”

Comentários

  1. Para mim o céu é a antecâmara do nosso Eu :-)
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. História da Arte: queres umas explicações?
    faço desconto...
    Não acredito que os olhos sejam o espelho da alma pois há quem consiga enganar com tudo o que tem... Beijoca

    ResponderEliminar
  3. Mas sentem-se a observar ou a serem observadas?

    ResponderEliminar
  4. Sofia:concordo.
    Mas sentes-te observada ou a observar a olhar para o quadro?

    ResponderEliminar
  5. Pinkinha:tive três anos de História de Arte e fiz as cadeiras com notas aceitáveis...portanto não preciso de explicações...mas lembro-me que não gostava de estudar pintura porque principalmente a moderna,porque eu não via nos quadros o que a professora queria que eu visse.E eu gosto bastante de pintura,mas gosto de dar a minha visão da coisa e não de concordar com coisa pré-concebidas sobre a pintura.Se os outros vêem um boi e eu vejo um cão Cada um vê a coisa à sua maneira.

    ResponderEliminar
  6. Já agora, hoje o cezanne faz "anos". Gosto do sr.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo: eu já sei.O google disse-me.Ah gostas?
    Então vai pôr os conhecimentos de História de Arte a funcionar e faz um post sobre ele.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário