Os nossos eus

"Esses eus de que somos feitos, sobrepostos como pratos empilhados nas mãos de um empregado de mesa, têm outros vínculos, outras simpatias, pequenas constituições e direitos próprios - chamem-lhes o que quiserem (e muitas destas coisas nem sequer têm nome) - de modo que um deles só comparece se chover, outro só numa sala de cortinados verdes, outro se Mrs. Jones não estiver presente, outro ainda se se lhe prometer um copo de vinho - e assim por diante; pois cada indivíduo poderá multiplicar, a partir da sua experiência pessoal, os diversos compromissos que os seus diversos eus estabelecerem consigo - e alguns são demasiado absurdos e ridículos para figurarem numa obra impressa." 


Virginia Woolf, in "Orlando"






Seremos um Eu subdividido em outros Eus que timidamente se vão mostrando, ou somos vários Eus escondidos num Eu principal que nos condiciona no dia-a-dia????

Comentários

  1. Somos sim, vários e revelam-se esses eus quando menos esperamos

    ResponderEliminar
  2. OMG também tás a ler isso?
    Li há uns 3 meses ou 4. aliás até tenho um post cujo titulo é uma citação desse livro. gostei imenso, mesmo que o fim tenha sido um bocadinho confuso. as pessoas não são pessoas. são cebolas. com camadas. as camadas são mais ou menos parecidas e vão se descobrindo com o tempo, mas o nucleo fica o mesmo basicamente. :P

    ResponderEliminar
  3. Claro que somos vários "eus", pelo menos é o que as vozes me costumam dizer...

    ResponderEliminar
  4. Somos todos tudo e nada. Sendo que o nada é o que me parece mais óbvio - não ligues...é o meu niilismo afectado que de momento escreve.bom dia!
    bj

    ResponderEliminar
  5. Aposto nas duas hipóteses, dependendo do eu principal....

    ResponderEliminar
  6. Sei lá! Só sei que dentro de mim habitam muitos eus!! ;)

    ResponderEliminar
  7. Somos quem efectivamente queremos ser! Mediante as circunstâncias...

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  8. Olá linda, acho que somos um Eu com vários Eu's, tipo bonecas russas, conforme as circunstâncias, tal como diz a Essência.
    Beijinhos,
    sofia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário