E porque hoje é o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é muito, muito mais que os clichés que são e bem aqui falados, os quais eu abomino.
Muito mais que as imagens que proliferam por esse mundo a fora em que se enaltece a mulher, em que as mulheres se dizem lindas, fantásticas e maravilhosas, mas esquecendo-se da Mulher. 

O dia 8 de Março de 1857 foi o início da luta das Mulheres por coisas tão básicas como menos horas de trabalho, equiparação de salários aos dos homens. Depois vieram outras reivindicações que nos parecem básicas, mas que para muitas ainda não passa de uma utopia como o direito ao voto, a igualdade de tratamento, direito à educação, direito à dignidade, o fim da discriminação no trabalho, o fim da tortura e mutilação genital, o fim do tráfico sexual e da escravatura, à liberdade em países onde democrática, social e religiosamente não passam de meros objectos (no oriente apedreja-se a mulher que não obedece ao marido, a má mulher), o fim da violência contra a mulher. Enfim, direito a ser não só mulher, mas Mulher.
Hoje, mais que o Dia Internacional da Mulher é o dia de todas as Mulheres que lutam por viver e sobreviver em países e sociedades ainda tão, mas tão, mas tão desiguais e desonestos para com elas.




Comentários

  1. No ocidente, e apesar de tudo não ser perfeito, temos que valorizar o que temos e lembrar as mulheres da Arábia Saudita, da Índia e dos vários países do mundo em que a mulher é uma pessoa de segunda.

    ResponderEliminar
  2. Não podia concordar mais... Enquanto umas celebram em jantaradas e clichés da treta, outras levam pancada e tem levado desde que o mundo é mundo... E por mais amargo que seja o sabor é importante lembrar isso.

    ResponderEliminar
  3. A igualdade só será plena quando as oportunidades forem iguais!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Inês:) Como percebeste quando passaste lá em casa...eu também não alinho em comemorações "babacas"...
    E enquanto a liberdade, a igualdade e o respeito não for uma realidade de todas...nunca sseremos plenamente felizes...apenas mais conscientes da felicidade que temos.

    Boa Semana Boneca:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário