E porque hoje é o Dia Internacional da Mulher

sábado, março 08, 2014

O Dia Internacional da Mulher é muito, muito mais que os clichés que são e bem aqui falados, os quais eu abomino.
Muito mais que as imagens que proliferam por esse mundo a fora em que se enaltece a mulher, em que as mulheres se dizem lindas, fantásticas e maravilhosas, mas esquecendo-se da Mulher. 

O dia 8 de Março de 1857 foi o início da luta das Mulheres por coisas tão básicas como menos horas de trabalho, equiparação de salários aos dos homens. Depois vieram outras reivindicações que nos parecem básicas, mas que para muitas ainda não passa de uma utopia como o direito ao voto, a igualdade de tratamento, direito à educação, direito à dignidade, o fim da discriminação no trabalho, o fim da tortura e mutilação genital, o fim do tráfico sexual e da escravatura, à liberdade em países onde democrática, social e religiosamente não passam de meros objectos (no oriente apedreja-se a mulher que não obedece ao marido, a má mulher), o fim da violência contra a mulher. Enfim, direito a ser não só mulher, mas Mulher.
Hoje, mais que o Dia Internacional da Mulher é o dia de todas as Mulheres que lutam por viver e sobreviver em países e sociedades ainda tão, mas tão, mas tão desiguais e desonestos para com elas.




You Might Also Like

4 comentários