Saudade
A saudade é uma palavra nossa.
A Wikipedia diz entre outras coisas que:
"Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colónia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana."Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colónia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana."
Querendo ou não, a palavra saudade leva-nos de imediato para as recordações, para a nostalgia. Isto é Português, faz parte de nós da nossa alma.
Saudade é recordação, é lembrança, é tristeza, é choro, é aquela lágrima teimosa que nos escorre pela cara, e que nós a custo tentamos conter, mas que caí, mostrando a nossa saudade.
Tenho uma grande amiga e chama-se Saudade...
ResponderEliminarUm dos nomes de mulhc
Adoro esta música, curiosamente já sabia que saudade era uma palavra nossa :D
ResponderEliminarPetra: Saudade como nome é incomum mas é bonito.
ResponderEliminarDaniela: é nossa, ninguém mais usa a palavra saudade.
ResponderEliminarSaudade é boa quando se pode "matar"! :)
ResponderEliminarÉ a minha palavra favorita Inês, saudade... :)
ResponderEliminarMalena: é sempre bom matarmos as saudades, mas também gosto da saudade associada a uma coisa boa.
ResponderEliminarCarolina: sejas bem aparecida!!! :)
ResponderEliminarDeixa-te ficar.
Um à parte, nós por acaso já nos conhecemos de outros carnavais, tu é que não me estás a reconhecer. :p
ResponderEliminar*
Anouc: só tenho a dizer algo como bemmmmm
ResponderEliminar