segunda-feira, abril 18, 2011

This is for my people







Ora bem...apesar de os rascunhos existirem desde 2009, tiveram um interregno de uns bons meses, e voltaram a serem executados a 18 de Abril de 2010. Nesse dia recuperei o que tinha escrito no ano anterior e transpus tudo para um super-hiper-mega-gigante post do mês de Abril do ano passado.
Quero com isto dizer que o meu estabelecimento blogosférico faz um aninho de actividade, com coisas mais sérias, outras nem tanto. Mas continua por aqui e eu também faço intenções de continuar da mesma maneira.
O meu obrigada a quem perde um pouco do seu tempo a ler-me e a comentar-me, a quem por aqui passa, e continuem por cá porque eu gosto de vos ver aqui.
E this is for my people. 

13 comentários

  1. Então parabéns e uma grande beijoca!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e Muitos muitos beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. O uso de moluscos gastrópodes (caracóis) para estudos neurobiológicos é vantajoso porque o seu sistema nervoso e comportamentos são intermediários em complexidade quando comparados a outros animais. Os padrões de atividade derivados do sistema nervoso central são modulados por informações periféricas provenientes de vários quimio e mecanorreceptores, os quais desempenham funções importantes na manutenção da homeostase interna. Assim, juntos, elementos centrais e periféricos permitem ao animal modular seu comportamento respiratório de acordo com suas demandas metabólicas. O objetivo deste trabalho originou-se da necessidade da compreensão da atividade respiratória do caracol pulmonado terrestre Megalobulimus abbreviatus, da identificação dos neurônios do sistema nervoso central envolvidos no seu controle, bem como da organização da inervação de uma estrutura-chave envolvida no comportamento respiratório deste animal, o pneumóstoma. Realizou-se a identificação dos neurônios do SNC que controlam o PNEUMÓSTOMA através de marcação retrógrada pelo nervo parietal posterior direito com cloreto de cobalto e biocitina; a descrição da morfologia e da histologia da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a análise da presença de monoaminas, atividade acetilcolinesterásica e de imunorreatividade a FMRF-amida nesta região. Também foi realizada a investigação sobre uma provável relação entre o sistema dopaminérgico, serotoninérgico e peptidérgico com os neurônios identificados por marcação retrógrada nos gânglios nervosos centrais, através da comparação entre os neurônios retrogradamente marcados com neurônios imunorreativos à tirosina hidroxilase, serotonina e FMRF-amida. Neurônios retrogradamente marcados foram encontrados nos gânglios pedais, pleural direito, parietal direito e visceral. Encontrou-se na superfície do tegumento do PNEUÓSTOMA um epitélio constituído de uma única camada de células cilíndricas, com microvilosidades ou cílios como terminação apical, envolvido por uma camada muscular bem desenvolvida. Foi possível verificar que a organização da inervação na região do PNEUMÓSTONA está constituída de uma rede neural para suprir a camada muscular e ramos neurais mais finos que estão mais densamente distribuídos em um plexo na camada epitelial e subepitelial adjacente, onde corpos celulares neuronais foram identificados. A análise do padrão de inervação do PNEUMÓSTONA, juntamente com os dados da comparação entre neurônios retrogradamente marcados e imunorreativos no SNC, permitiu concluir-se que o neuropeptídeo FMRF-amida parece ter uma grande importância na regulação motora da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a 5-HT, que provavelmente possui uma função motora ou modulatória nesta região, enquanto que a participação da dopamina no controle respiratório deve ser principalmente sensorial, responsável pelas informações provindas do tegumento do PNEUMÓSTOMA.

    ResponderEliminar
  4. Ao tempo que eu não ouvia está música, e tenho a dizer-te que ao ouvi-la fiquei muito bem disposta.
    Obrigada Inês por me proporcionares momentos fantásticos quando visito o teu blogue... continua sempre ;)
    Beijinho enorme ;)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a ti e a este cantinho fantástico!!!!!
    Um beijo e continua que te queremos por aqui muito tempo!

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro: Obrigada!!
    Parece-me que o dia 18 de Abril é um bom dia para criar blogs. :)

    ResponderEliminar
  7. Cacarol: eu gosto mesmo é de comer os teus amigos.

    ResponderEliminar
  8. Mary: estou cá para isso. E fico muito contente por saber que te faço sorrir.

    ResponderEliminar
  9. Petra: obrigada.E eu gosto de te ver aqui. :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns :)
    eu criei o meu em 2007 ou 2006 já nem sei bem, mas apaguei as minhas coisas mais antigas >.> porque sinceramente eram totalmente dispensáveis *crises*

    para o ano, é mais um ano.

    p.s nem sabia que esta música era "nacional"

    ResponderEliminar
  11. Daniela: :) Eu também pensei isso nas primeiras vezes em que a ouvi.
    Mas é mesmo made in Portugal.

    ResponderEliminar
  12. Inêzita, quanto a mim espero ler-te por cá durante uns bons e longos anos. Ainda bem que um dia nos encontramos aqui.

    ResponderEliminar
  13. Loirita: concordo.Este nosso encontro foi bom.
    Um dia há-de ser ao vivo.

    ResponderEliminar

© Brainstorming
Maira Gall