Este país não é para burros

Aventar, exprime a minha opinião por completo.
Eu não tenho nada contra o programa Novas Oportunidades, muito longe disso. Sou completamente a favor de que as pessoas tenham sempre opção de terminarem os estudos, de obterem certificações que lhes dêem equivalências. Mas há coisas e coisas.
Como o o artigo do Aventar diz e muito bem, para mim é inconcebível que alunos das Novas Oportunidades tenham acesso à Universidade da forma que é relatada. Isto é muito bonito, e depois na Universidade como é???Onde é que está a preparação do aluno??? Eu acho que ela está lá, porque uma coisa é um curso profissional que dê acesso ao Ensino Superior, outra coisa são as Novas Oportunidades, que para mim, da forma como estão feitas não servem para nada, servem para que sejam distribuídos computadores, e sim para que haja uma caça ao voto. E quem paga???Somos nós logicamente, nós todos com maiores ou menores estudos que pagamos os belos dos portáteis e das internete's.


Assim como não concordo com a formação escolar para adultos. Não tem nem pés nem cabeça, não tem ponta por onde se pegue. Para mim não ensina nada, não dá formação, não acultura, não faz nada. Serve para ocupar o tempo e nada mais. Faz-se um trabalho que uma história de vida, espetam-se com umas coisas " interessantes" pelo meio e nada mais.
E o profissional??Põe-se na cabeça das pessoas que com essa formação profissional têm trabalho automaticamente???Enfiam-se as pessoas em curso para elas terem formação e habilitações para algo??
Agarra-se nelas e " bora nessa fazer um curso???"


Eu sou a favor das Novas Oportunidades, mas não da forma como estão pensadas. Elas devem ensinar, formar, explicar. As pessoas devem aprender a falar a escrever. Ter noções de letras e de ciências por mais fracas que sejam, fazerem testes, exames, fazerem valer a pena que é bem gasto o dinheiro investido. Não assim da forma como foram pensadas. Assim é dinheiro mal gasto, e por amor da santa já chega de investimentos descabidos. Façam as Novas Oportunidades mas com bom-senso.

Comentários

  1. Bom ponto de vista! Na realidade quem precisava de uma nova oportunidade era eu!!! Para ver se ia acabar o 9º ano...lol...

    ResponderEliminar
  2. E tentam convencer as pessoas que estão ali a descobrir a pólvora....
    Concordo em absoluto contigo.

    ResponderEliminar
  3. Oh Filipe: fizessem a coisa de forma a que as pessoas aprendessem eu mudava de opinião.Mas a sensação que tenho é que a malta basicamente quer é um pc.

    ResponderEliminar
  4. Petra:se dessem de facto disciplinas, eu nunca seria contra.Agora da forma como estão pensadas para mim é anedótico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário