Oh Chefe!!!

“Com este anúncio tenho verdadeiramente pena é que não se perceba que a alternativa devia ser refundar o MC e as políticas públicas de cultura que deixámos totalmente de ter no domínio do património, das artes, do livro, em articulação com as indústrias criativas”, afirmou. (...) “O ministério não tem sequer políticas para as suas grandes instituições nacionais. Já não falo dos artistas, dos teatros, das actividades culturais. Pensemos em coisas centrais como a Cinemateca, a Biblioteca Nacional, os Teatros Nacionais, a Torre do Tombo; são instituições que estão completamente devastadas com o que se fez nos últimos anos”, criticou. Questionado se pode ser mais activo nas ideias que defende para o sector, Manuel Maria Carrilho exclamou: “Eu não posso ser mais activo. Eu defendo sempre estas ideias, escrevo sempre sobre isto. É vital que se compreenda a importância da cultura não como algo marginal e ornamental, mas estrutural na visão do país”.

Eu percebo muito bem que se queiram fundir ministérios. Para além de se "diminuir" a despesa do Estado Português, existem Ministérios que podem ser re-agrupados, mas há que ter um bocadito de bom senso na coisa, e não fazer super-hiper-mega ministérios só porque sim, e pega-se no Ministério da Cultura e põe-se na alçada do Primeiro Ministro, ou então encaixa-se a Cultura com outros Ministérios, de modo a que a malta não se queixe.
Mas eu queixo-me!!!
Tudo bem que a malta seja mais adepta do futebol, o futebol cativa as massas e sim faz parte da nossa cultura.
Mas expliquem-me lá, quem é que vai tutelar os organismos todos??? É o Secretário Pessoal????

Isto pode parecer estranho, mas a Cultura precisa mais do que um Ministério, precisa de alguém que a saiba administrar em condições, que faça mais do que aparecer, que saiba dominar tudo o que é controlado,que tenha abertura de espirito, que saiba inovar e que tenha cabecinha para alavancar a cultura como fundamental para o desenvolvimento económico do país.
Concerteza que estão a par da Candidatura do Fado a Património Mundial da Unesco. E com uma candidatura feita que pode ser aprovada e consequentemente elevar o nome do país, ainda querem acabar com o Ministério?????
E o que fazem ao IPM e ao IPPAR??Entregam a um sub secretário???E ao teatro, ao bailado e ao cinema???Entregam a outro sub secretário???
Por amor da santa, não cometam este assassinato. 

Se eventualmente não concordam com esta ideia descabida, cliquem neste link da Sociedade Portuguesa de Autores e subscrevam a petição.



Comentários

Enviar um comentário