Destino, mágoa, arrependimentos

Eu faço parte daqueles que acreditam que temos um destino marcado, independentemente de darmos 1001 voltas a este. A ser verdade que este está escrito nas palmas das nossas mãos, também é certo que não o alteramos.

Para mim, o simples facto de acharmos que podemos reescrever a nossa vida numa página em branco, já está decidido, faz parte da nossa sina.
E do mesmo modo que as páginas em branco nos são dadas a escrever ou reescrever, a borracha que nos é dada para apagarmos algumas das nossas atitudes, nunca apaga por completo o que fizémos.

Fica sempre a marca de algum arrependimento, de alguma mágoa. Deste modo, cabe a nós sabermos e conseguirmos viver com um arrependimento, uma mágoa, que nos irá acompanhar até ao fim dos nossos dias.

É desta forma que o destino também é feito: de mágoas, arrependimentos e erros. E neste ponto, cabe a nós ter a coragem de dizer que estamos arrependidos, que magoámos e ficámos magoados, que errámos e assumimos esses erros.


Comentários

  1. E assim fiquei a saber que acreditas piamente no Destino! É uma questão filosófica que sempre mereceu a atenção dos grandes pensadores! Não te irei revelar se acredito ou não nesse tal Destino mas... gostei do que li!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito sim, mas não da maneira convencional.Não sou uma resignada.

      Eliminar
  2. Já eu não acredito, não acredito mesmo. Não acredito que tenhamos o nosso destino traçado, que tenha de ser assim e pronto; a maior parte das pessoas que diz isso é por desculpa, ah é o destino, não posso fazer nada, está escrito e por mais que tente mudar não dá, oh coitada de mim. Não estou a dizer que tu pensas assim, mas infelizmente já conheci muita gentinha com este tipo de pensamento e isso irrita-me, não o facto de as pessoas acreditarem no destino, mas sim em ficarem presas nessa ideia e acharem que tudo é porque já estava destinado e que não se pode fazer nada para mudar. Nós não somos marionetas, somos seres humanos com a possibilidade de tomar decisões, escolher x ou y sem nada estar destinado, somos nós que traçamos o nosso caminho ,somos nós os responsáveis por toda nossa vida, para mim as coisas acontecem ou por escolhas minhas ou então por algo externo a mim, pex terceiros, coincidências, azar e sorte.
    A esta minha convicção ajuda o facto de não ser religiosa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou uma resignada no destino e também não sou religiosa.Fui muitas vezes contra ele e hei-de as necessárias, porque esse deve ser o meu destino.
    Acredito no destino, mas não da forma convencional.
    Acredito que se escolhi A em vez de B é porque o destino o quis.
    Também acho que o livre arbitrio que temos nos é dado pelo destino, bem como a capacidade de traçarmos caminhos e de pensarmos por nós mesmos
    A minha forma de ver o destino seria uma dor de cabeça para os filósofos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário