A saúde aqui nos meus lados

A extensão de saúde aqui da terra abre três "tardes" por semana. Nessas três "tardes" (2 horas e meia, mais coisa menos coisa), são atendidas 10 pessoas cujas consultas já foram marcadas e remarcadas, (não temos médico de família, mas médicos de reforço que não podem fazer muito mais do que marcar exames e passar receitas), e são marcadas três consultas abertas. Ou seja, não se "marca o lugar"de madrugada, mas a partir das 9 horas já estão as vagas muito provavelmente preenchidas).
Imagem retirada do site aventar.eu

Daqui facilmente se deduz que a pessoa chega à extensão de saúde e tem que dar meia volta e safar-se. Basicamente, em Agosto vamos ter apenas médicos durante duas tardes, porque não colocaram aqui nenhum médico para substituir os que estão de férias.

E o SAP???? O SAP (serviço de atendimento permanente), funciona apenas das 20h às 8h, ou seja é semi-permanente, o que faz com que por muitas vezes as pessoas tenham que ir às urgências sem que esta seja uma urgência "urgente". Conclusão, acredito e sei que muitas vezes acabamos por usar um SUB (serviço básico de urgência de forma indevida), mas qual é a alternativa que na prática existe num Concelho que nesta altura do ano tem sensivelmente quase o dobro da população??

Portanto...eu não vou na história de que o Ministro da Saúde tem feito um bom trabalho e uma boa gestão, porque nós no Oeste temos sido estupidamente prejudicados na saúde.
E com esta, vou ali entupir uma urgência, não porque me apeteça, mas porque não tenho nem a minha extensão de saúde aberta e nem um SAP como deve ser. 

PS: e como acredito que não sou a única a queixar-me da "gestão" da saúde e do sns, sugiro a leitura desta página

Comentários